Compartilhe:

3 maneiras para o médico recém-formado empreender!

O médico recém-formado tem diversas maneiras de empreender que vão além da CLT ou até mesmo da possibilidade de concurso público que, apesar de ser excelente, tem muito mais concorrência e não é muito frequente que se tenham vagas abertas na cidade desejada. Então, quando o médico se forma, ele precisa tentar encontrar formas de ganhar o seu dinheiro dentro da legislação atual, que permite hoje em dia a possibilidade de enquadramento como pessoa jurídica. No texto de hoje, separamos algumas maneiras onde o médico pode empreender de forma simples e logo após a formatura. Veja abaixo! 

Veja como o médico recém-formado pode empreender 

Sem mais delongas, separamos abaixo três maneiras excelentes para empreender sendo médico recém-formado ou até mesmo médico com mais anos de experiência e que busca uma independência na atuação. Vamos lá!

1- Abrir um consultório médico 

Com certeza, abrir um consultório médico é uma das melhores maneiras de empreender sendo médico recém-formado. Nesse momento, o médico precisa adquirir experiência, atender os pacientes cara a cara e fazer o seu nome no mercado. Afinal, as pessoas passam a confiar muito mais naquele médico que já atendeu algum colega ou amigo e parentes próximos. O consultório também é uma boa opção porque custa menos do que uma clínica ou qualquer outro negócio mais complexo e também porque é possível alugar um espaço pequeno –  inclusive, uma boa ideia é compartilhar com outros médicos o mesmo prédio e formar um time que, ao mesmo tempo que é independente, também se ajuda. 

Seja qual for o modelo de consultório médico que você pensa em abrir, ele com certeza é uma ótima ideia e um passo inicial para empreender com segurança e com um investimento menor.

2- Clínica médica 

Apesar de ser recém-formado, o médico pode ter capital suficiente e parceria suficiente para abrir uma clínica médica, que é um espaço bem mais complexo do que o consultório e que exige equipamentos, funcionários e muitos outros detalhes que fazem da clínica um empreendimento maior e mais custoso. 

Mesmo assim, se o médico tem capital pra isso e tem o sonho de abrir uma clínica médica, procurando um contador e ajuda de bons parceiros, é plenamente possível fazer isso acontecer e ter um empreendimento de alta qualidade, capaz de concorrer com qualquer outro que já está anos na área.

Aqui, precisamos salientar a importância do contador e de outros profissionais que vão te ajudar a abrir uma clínica médica totalmente dentro das legislações. Existe uma série de procedimentos e de obrigações que devem ser pensadas antes de abrir a clínica para receber os pacientes. Esses procedimentos têm relação com a higiene, com uniforme de funcionários e até com a própria construção do espaço que precisa ser adequado para esse tipo de negócio. 

3- PJ para atuar em outras empresas 

Por fim, uma excelente opção para o médico recém-formado empreender é abrir o CNPJ para atuar em outras empresas, como fazendo plantões em hospitais, atuando em clínicas e em diversas outras empresas médicas que existem espalhados pelo país. Nesse caso, para que não se configure o vínculo trabalhista, é importante que o médico cumpra apenas plantões e não tenha horários fixos pré-determinados ou horas a cumprir semanais. Nessa modalidade de contratação, a grande vantagem é que o médico não precisa pagar tantos tributos, como aconteceria na CLT, e fica com boa parte do seu rendimento líquido. Porém, como qualquer empresa, ele precisará pagar os tributos em dia e precisará também de um contador parceiro para realizar todas as obrigações contábeis.

Conclusões

O médico recém-formado tem inúmeras possibilidades para empreender, além das que citamos aqui hoje. Mas, obviamente, é preciso se preocupar com a questão burocrática do seu negócio, afinal, a partir do momento em que se abre um CNPJ, é preciso pagar impostos e realizar uma série de procedimentos para manter a empresa aberta de maneira legalizada. Veja alguns cuidados que será preciso ter:

  • Sempre realizar a entrega das documentações no prazo certo, especialmente as declarações de faturamento, que costumam ser anuais.
  • Emitir a nota fiscal da maneira correta e sempre se preocupando em bater as informações no sistema depois. 
  • Pagar todos os impostos e tributos em dia, evitando ao máximo o atraso para que também se evite multas e outros problemas derivados da falta de pagamento. 
  • Ter um contador assinando as documentações, já que a partir da ME ele é obrigatório. Lembrando que o médico não pode se enquadrar como MEI, que é a única categoria que dispensa do contador, caso ele queira. 
  • Fique de olho nas obrigações do órgão que fiscaliza as atividades médicas e sempre cumpra todas elas antes de abrir o seu espaço, porque existem legislações específicas para a área. O contador pode ajudar muito nesse sentido, te informando o que falta para estar tudo em dia. Por isso, vale a pena ter uma contabilidade te assessorando antes mesmo de abrir o CNPJ. 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de procurar um contador para que ele te ajude a realizar o sonho de empreender depois de formado, que hoje é uma das formas mais comuns de se trabalhar como médico dentro da lei.

E visite sempre nosso blog para mais dicas de negócios, contabilidade, empreendedorismo e muito mais! Estamos aqui para ajudar a tirar qualquer dúvida que você tenha. Entre em contato caso sua dúvida seja mais específica ao seu caso de abertura de CNPJ. 

Fale com o consultor, é grátis :)