Abrir uma empresa sendo advogado – vantagens!
Abrir uma empresa como advogado é um passo importante na vida de quem está atuando na área do direito por conta própria, sem ser contratado por uma empresa via CLT. Muitos advogados passam anos como autônomos e esse é um problema, afinal, a informalidade pode gerar prejuízos financeiros e até mesmo problemas com a fiscalização.
No texto de hoje, vamos trazer alguns dos principais benefícios em abrir uma empresa sendo advogado e garantir sua formalização o quanto antes! Veja abaixo!
Veja quais são as vantagens de abrir uma empresa como advogado!
Mesmo que você tenha se formado há pouco ou há muito tempo, a formalização sempre será uma boa ideia, especialmente para aqueles advogados que já estão garantindo bons rendimentos mensais. Vamos às vantagens de optar em ser uma empresa ao invés de se manter como profissional liberal!
1- Você economiza com impostos e tributos
Um dos principais motivos para abrir uma empresa e deixar se der um profissional liberal, é que se torna possível economizar até 20% em impostos e tributos no geral. A empresa, por ter mais incentivo fiscal, paga uma alíquota menor, o que representa um valor expressivo no fim do mês e no ano como um todo. Obviamente, é sempre importante procurar um contador especializado para que ele te ajude a encontrar o melhor regime tributário, garantindo que você economize de fato. Porém, no geral, a empresa paga menos do que o profissional liberal e isso é excelente, mesmo para quem já atua na área há muito tempo.
2- É possível ter mais controle financeiro ao abrir uma empresa
Como empresário, você pode ter um controle financeiro maior, inclusive porque é possível ter um contador consultor sempre ao seu lado para realizar as contas e ter as finanças sempre em dia. Ao separar suas contas pessoais da sua conta como empresário, mesmo que individual, você consegue guardar dinheiro, ter mais controle e entender o que precisa mudar para conseguir economizar ou sair do vermelho – situação muito comum aos advogados, mesmo aqueles que ganham bem e que conseguem vencer muitas causas. Se você busca mais controle financeiro, abrir uma empresa é a melhor solução!
3- O seu imposto de renda pode diminuir
Como empresário, é possível tirar o que chamamos de pró-labore, que é um valor mensal para o administrador da sua empresa que, no caso, será você mesmo. O pró-labore irá para sua conta pessoa física e somente em cima dele que o IR será calculado, ou seja, o que ficar na sua conta PJ deverá ser distribuído como lucro no fim do ano, livre de imposto de renda. Caso você pense em economizar e diminuir o seu pró-labore, deixando para retirar o lucro apenas depois, é possível ter uma boa redução do que se paga anualmente de imposto de renda pessoa física.
4- Você passa mais credibilidade aos clientes
Ao abrir uma empresa, você passa a ter mais credibilidade com os seus clientes e consegue oferecer mais serviços a eles. Além disso, a sua empresa pode crescer, ter mais advogados parceiros e até mesmo aumentar as áreas de atuação. Como empresa, seus clientes passam a confiar mais no seu trabalho e chegam causas ainda maiores para que você possa lidar com elas. Além disso, é possível atrair investidores e até mesmo ter a possibilidade de abrir um espaço físico, caso você deseje, com funcionários.
5- Emitir notas fiscais é mais fácil
Se você abrir uma empresa, fica muito mais fácil emitir notas fiscais sem precisar pagar por elas, por meio dos sites das prefeituras. Como profissional liberal, o processo é mais complicado e custoso, além de, como explicamos acima, soar menos profissional do que quando temos uma empresa aberta.
Se você tem dúvidas de como emitir nota fiscal, pergunte sempre ao seu contador para que ele possa te explicar melhor os passos e para que você ofereça essa opção a todos os seus clientes. Lembre-se de que, como empresa, negar a nota fiscal é crime e, por isso, é importante estar com tudo pronto para quando elas forem solicitadas. Seja como for, o processo é bem tranquilo e no mesmo dia será possível começar as emissões.
6- Ao abrir uma empresa, você pode participar de licitações
Essa é uma das maiores vantagens de abrir uma empresa como advogado, afinal, nem sempre as causas estão chegando até nós e as licitações são excelentes formas de atuar e ganhar experiência – além de serem vantajosas financeiramente e por causa da estabilidade de contrato com um órgão público. Por isso, caso você tenha interesse em uma licitação que irá abrir em breve, corra para formalizar o seu negócio para conseguir participar dela a tempo. As licitações ocorrem em prefeituras, secretarias de estado, governos federais e estaduais, além de outros órgãos públicos! Fique sempre de olho nelas!
7- Evitar problemas por causa do aumento da renda
Quando começamos a atuar como advogados, podemos sair de um patamar de estagiário, que ganha 1000 reais por mês, a um advogado iniciante, que pode ganhar até 10 mil reais por mês, dependendo das causas que ganha e dos clientes que atende. Ao ganhar uma quantia alta em pouco tempo, os fiscos ficam de olho e querem entender de onde vem o dinheiro, por isso, é fundamental se formalizar para que o seu patrimônio tenha uma justificativa e para que você não pague multas atrasadas por impostos que deixou de pagar!
Gostou de saber as vantagens de abrir uma empresa sendo advogado? Compartilhe o texto nas redes sociais! E visite nosso blog para mais!